"Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galiléia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão." Isaías 9.1
Galileia quer dizer círculo ou anel.
Na verdade Galileia era o círculo de cidades ribeirinhas em torno do grande lago, que por sua dimensão e economica importância era disputado pelos Judeus, que o chamavam de mar de Genesaré; pelos romanos de mar de Tiberíades e pelos galileos de mar da Galileia.
As principais cidades em seu entorno eram: Betsaida, Cafarnaum, Corazim, Magdala, Caná, Nazaré, Tiberíades, Naim, Gadala.
Eram todas as cidades e seus habitantes considerados pessoas desclassificadas, judeus de segunda classe quando comparados com a elite de Judá, onde ficava a toda poderosa Jerusalém e a nata da sociedade religiosa judaica expressa no sinédrio, e a elite política romana, e a aristocracia em geral.
Caso você seja de Judá meus parabéns! Mas na verdade escrevo aos moradores da Galileia, meus vizinhos e companheiros de caminho.
Pertubadoramente o Senhor Deus decidiu honrar aquele lugar e aquela gente desclassificada.
Isso é fantástico!
O Senhor pensa muito diferente! Ele pensa muito fora da "caixinha".
Jesus não só era nazareno como também um genuíno galileo, pois na fase adulta decidiu morar em Cafarnaum.
Segundo Deus, o menor pode ser dado como o maior e o belo pode, aos olhos do Senhor, ser visto como feio.
Isso nos enche de esperança e conforto, pois apesar de indignos galileos, podemos ser, aos olhos do Senhor, vistos como honrados e radicalmente amados por Ele.
Uma dia abençoado, especialmente para aqueles que são moradores da Galileia.
Com esperança e alegria no Senhor.
Pastor Marcos Amaral
Igreja Presbiteriana de Jacarepaguá
Comments